Dicas de Beleza – Pele Saudável

Para se manter sempre uma aparência jovem é importante manter alguns cuidados essenciais para se ter uma pele saudável. Nossas dicas de beleza e certos cuidados diários ajudam a prevenir o envelhecimento cutâneo e protegem contra as agressões naturais do dia-a-dia como veremos a seguir.

Cigarro e Poluição

O cigarro e a poluição favorecem o aparecimento de radicais livres, o que contribui para uma diminuição da nutrição e oxigenação das células. O oxigênio tal como outros nutrientes fundamentais têm muito mais dificuldade em penetrar nas células e com menor aporte de oxigénio a célula morre mais depressa e se reproduz de uma forma menos eficiente. Para além disso, o tabaco agrava e evidencia as rugas, especialmente em redor da boca e também agrava a desidratação cutânea.

Exposição Solar

A radiação solar é composta por radiação UVA e radiação UVB. A radiação UVA é uma radiação muito perigosa, uma vez que penetra mais profundamente na pele e é a principal responsável pelo aparecimento de alguns tipos de câncer de pele. A radiação UVB confere o tom bronzeado ou avermelhado, de acordo com cada tipo de pele. Esta radiação não deixa de ser perigosa e diretamente responsável pelo fotoenvelhecimento. Para que o sol nos dê apenas aquilo que tem de bom, devemos utilizar todos os dias, e durante todo o ano, um protetor solar nas áreas mais expostas da pele e dar preferência às horas de radiação menos intensa para a exposição solar.

Descanso

Uma boa noite de sono ajuda a enfrentar o dia com boa disposição e energia e deixa uma melhor aparência na pele. Na verdade é durante o sono que a pele se renova de uma forma mais eficiente por isso não é de estranhar que a pele pareça renovada.

Hidratação Insuficiente

Como em tudo na vida, deve haver equilíbrio. O excesso de consumo de certos alimentos de um determinado grupo pode levar a carências de alimentos de outro grupo. A deficiência de algumas vitaminas e minerais não só se manifesta numa pele com menos brilho e menos firmeza mas também no envelhecimento cutâneo precoce.
Em paralelo desenrola-se um processo enzimático não menos importante: a glicaçao. Pela ingestão alimentar de agentes pró-inflamatórios, se dá a ligação da glicose às proteínas colágeno e elastina. A glicação impede o eficiente desempenho da elastina e o colágeno nas suas funções de fornecer elasticidade e firmeza a pele, tornando estas estruturas rígidas. Para combater este processo deve se dar prioridade ao consumo de alimentos com baixo índice de açúcar. A ingestão de alimentos ricos em anti-oxidantes (vitaminas A, C e E) reduz a quantidade de radicais livres presentes no nosso organismo e melhoram visivelmente a aparência e a textura da pele.
Os sais minerais e a água são essenciais para o bom funcionamento das células e para o conforto da pele e das mucosas.

Outras Dicas de Beleza para a Pele

Para além da melhoria dos hábitos relacionados com os fatores já mencionados, devem ser adotados bons hábitos de higiene e hidratação para se manter uma pele saudável. A pele deve ser limpa de manhã e a noite. A limpeza noturna é essencial para melhorar a oxigenação e a renovação das células. Só depois de limpa é que a pele deverá ser hidratada, de modo a manter um teor de água adequado na epiderme. Se possível faça também uma limpeza de pele semanalmente.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme